EU QUERIA SABER SE PODE DAR BANHO NUM GATINHO PEQUENO?

11/01/2010 00:16

Geralmente não há necessidade de dar banho no seu gato. Os gatos costumam fazer a própria higiene pessoal enquanto se lambem. Por possuírem uma língua áspera, ela atua como uma escova na limpeza dos pêlos. Mas, o banho pode ser uma experiência agradável desde que seu gato seja acostumado quando filhote. É importante que você tenha alguns cuidados enquanto o banha ou então leve-o a uma clínica e/ou petshop de sua confiança.

Passo 1 Escolha um local ventilado, limpo e seguro (para evitar quedas e fugas inesperadas) para banhar seu gato Encha a bacia ou pia com água antes de colocá-lo dentro, para que ele não se assuste com o barulho da água.

Passo 2 Ter as unhas do gato aparadas antes do banho, melhora as suas chances de não ser arranhado.

Passo 3 Escove seu gato antes de molhá-lo; assim você retira pêlos mortos, nós e sujeiras da pelagem.

Passo 4 Tenha cuidado para não deixar cair água nos ouvidos de seu gato, o que pode facilitar o aparecimento das otites. Para evitar isso, você pode colocar um chumaço de algodão em cada ouvido, mas não se esqueça de retirá-los ao final do banho.

Passo 5 Para evitar desconforto térmico ao gato, utilize água de temperatura agradável para banhá-lo.

Passo 6 Molhe-o por completo com calma, evitando assustá-lo.

Passo 7 Use produtos veterinários de boa qualidade. Existem xampus, condicionadores e sabonetes específicos para gatos. Consulte seu veterinário e verifique qual produto se adapta às necessidades de seu gato.

Passo 8 Cuidado para não deixar cair espuma nos olhos e, caso ocorra, lave com bastante água.

Passo 9 Se seu gato tem pêlo médio a longo, não esfregue o xampu de maneira desordenada. Faça movimentos no sentido do pêlo para evitar nós.

Passo 10 Ao usar condicionador, passe por todo o comprimento do pêlo. Após alguns minutos retire o excesso com bastante água.

Passo 11 Retire o excesso de água com as mãos e depois o seque muito bem com uma toalha, pois a umidade causa mau cheiro e favorece o aparecimento de problemas de pele. Evite usar secador, pois seu gato pode assustar.

Faça um elogio toda vez que ele ficar quieto e comportado. Todo animal gosta de carinho e atenção e a conversa transmite afetividade e segurança.

A tosa deve ser sempre realizada por um profissional especializado, ou seja, um tosador. Prefira levar seu gato a uma clínica ou petshop onde você tem boas referências sobre o banho e tosa. Se não tiver nenhuma recomendação sobre o local, na primeira vez observe de longe o que está sendo feito com seu gato, pois ele pode entrar sadio e sair com alguma doença se o profissional não obedecer às regras de higiene e esterilização de lâminas dos aparelhos de tosa.

Mas dê uma ligadinha na clínica abaixo, para saber se ainda não é muito novinho para dar banho. Na dúvida, ao invés de dar banho, passe um pano limpo umedecido (não encharcado) com uma mistura de água e vinagre de maçã na proporção de 500mL de água para uma colher de chá de vinagre. Depois passe um outro seco para tirar o excesso, e escove o pelo. É isso. Boa sorte, boas festas, feliz ano novo, abraços, Tila.



Fonte: CLÍNICA VETERINÁRIA SR. GATO